sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NEGOCIAÇÃO SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES: DESEJO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE,POR UMA CATEGORIA MAIS VALORIZADA, OU DISPUTA POLÍTICA ?

A Educação pública brasileira continua desvalorizada pelos governantes das diversas esferas de poder,pois os filhos destes não são usuários da mesma, nem tampouco as ilustres autoridades possuem uma visão sociológica mais abrangente, que lhes conscientize que nossa sociedade só poderá desenvolver-se, se todos os nossos jovens tiverem acesso a escolas que lhes garantam uma preparação para uma cidadania baseada em direitos e deveres, como também a processos pedagógicos de ensino aprendizagem que capacitem os filhos da classe média e dos trabalhadores das classes menos privilegiadas a ingressarem em Universidades publicas preparadas e equipadas com as mais modernas tecnologias de ponta; só assim nosso País alcançará o patamar de uma Nação de primeiro mundo, com justiça social para o conjunto de sua população.
Com relação ao atual embate patrocinado pelo governo do Estado do Ceará,o Sindicato Apeoc,o Sindiute e outras Lideranças inseridas no atual processo de "negociação"; Todos que possuírem uma visão mais aguçada em termos de compreensão dos fenômenos históricos, filosóficos e sociológicos,não terão dificuldades de concluírem as verdadeiras intenções de todos os envolvidos supra citados, tendo inclusive a insensatez de usarem jovens estudantes como instrumentos de seus objetivos políticos partidários. Enquanto isto, nosso perspicaz Governador e Prefeita, se aproveitam da falta de união, inteligência capacidade de discernirem qual a melhor estratégia para alcançarmos o objetivo maior, que é possuirmos uma sociedade melhor representada por governantes que constatem que nosso povo, em especial os educadores, formadores de opinião que são, não militem cegamente em instituições partidárias ou não que procuram simplesmente se locupletarem do poder que lhes foi outorgado em proveito próprio e de seus grupos. Precisamos possuir um olhar mais critico com relação ao "piso profissional nacional",que nos foi proporcionado pelo governo federal, pois o mesmo não passou de uma ilusão ou ficção, engendrado de uma forma que os chefes de executivos, sejam a níveis municipais, Estaduais ou federal, pudessem implementa-los ou não,com a interpretação que melhor lhes convenha.
Ao nosso ver,nós educadores,precisamos nos unir,debatermos de forma serena e independente, supra-partidária, através de seminários,plenárias e conferencias, inclusive com a sociedade civil organizada, para demonstrarmos de forma civilizada e científica, que nenhum Pais se desenvolveu ou melhorou suas condições sociais, sem um investimento maciço em Educação publica,
inclusive na formação,qualificação e remuneração de seus Educadores; pois se não houver profissionais com sua auto-estima contemplada,com um padrão de vida compatível com a importância
de seu mister,não possuiremos uma Educação de qualidade, nem tampouco um País preparado para oferecer um futuro melhor para seu povo.
Caros colegas Professores,2012 será um ano eleitoral,independente da cor ou ideologia partidária de cada um de nós,vamos nos unir,escolher dentro de nossa categoria, alguem que não possua nenhuma militância política partidária,que possua compromisso único e exclusivo com a Educação e a Categoria do Magistério, para representar-nos em nossas casas legislativas, como também nos poderes executivos a níveis municipal,estadual e federal; possuímos condições para isso, pois estamos em todos bairros de cada cidade,em todas cidades,em todos os estados de nosso País,somos fortes e influentes, mas, temos sido imcompetentes e desarticulados em questão de defendermos nossa missão de transformar nossa nação através da revolução através da Educação, onde as armas são o Saber e o Amor a Deus e ao próximo. Tudo que aqui foi manifestado não possui o objetivo de maltratar nem ofender a ninguém, pois a Palavra de Deus nos ordena que respeitemos e obedecemos as autoridades constituídas,pois la estão com a permissão do nosso Deus;mas como o Senhor nos deu inteligência, sabedoria e o desejo de abençoarmos os nosso semelhantes, oferecemos nossas ideias e capacidades em prol de causas justas e decentes.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde, eu pretendia criar outro blog com este nome 'Falando a Verdade', pra comentar alguns fatos históricos, que poucos tem coragem de falar. Seria um blog para se ver o outro lado da história... a origem, os seus fundamentos.... como democracia, socialismo, comunismo, ditadura, fascismo, etc... Fui procurar no google, pra ver se já existia, algum com o nome, e não é que existia...
      Mas enfim, interessante este seu post! Eu não sei como é a situação ai no Ceará, em relação ao piso salarial dos docentes, e também não sei qual foi motivo da greve ai, a origem, mas creio que seja por um aumento salarial, alias, tudo hoje em dia é devido ao salário...
      Você tocou no assunto de politica, que a promessa de melhoria é só um jogo de estratégia dos políticos. Mas vendo mais profundamente este aspecto, ela é uma estratégia "falha" do politico a longo prazo. vou explicar:
      O politico na primeira candidatura, pode escolher entre defender o melhoramento da educação, ou da infraestrutura da sua região, (seja país, estadual, ou municipal). Estes dois melhoramentos, tem linha de tempo em rumo ao sucesso, distintas...
      A educação é a longo prazo, pois se começa no pilar dela. já a da infraestrutura, é curto ou médio prazo, pois basta algumas assinaturas 'quando são honestas e com força', para iniciar um nova obra, ou um novo mercado, criando novos empregos, e consumo!
      O politico de primeira candidatura, que escolheu tratar da educação, certamente será eleito, pode-se ver isso nas eleições do RS, com a Yeda, ela foi eleita, defendendo uma melhora da educação no seu estado. Yeda prometeu, e fez uma parte, porém isto não agradou aos professores.
      Finalizando, Yeda do RS, não chegou nem perto de se reeleger nas ultimas eleições!!!
      Se os governantes escolhem tratar a infra, ele "pode errar" mais, sem ser precionado, já que muitos outros governantes erram e saem ilesos.
      Finalizando de novo, para os governantes, uma melhor estratégia seria tratar a infra, e depois a educação! Tá eu sei, eu estou indo um pouco fora dos seus conceitos, mas é a única forma de fazerem algo, para o nosso bem e para o bem deles!
      Em relação ao aumento salarial, muitos professores, sim merecem um aumento, MAS NEM TODOS! Vou explicar:
      Comecemos, pelos professores do ensino Fundamental e Médio. Se sabe que para dar aula, é necessário, fazer o Magistério. Mas vamos analisar a situação do Magistério e do Ensino Médio comum, os dois têm currículos diferentes e formas de ensino diferentes...., e sendo que no magistério, é obrigatório um estagio final ( se eu estiver enganado, me desculpe). Alguns alunos que não conseguem passar normalmente no E. M. comum, passam para o magistério, pois acham mais "fácil", mesmo tendo mais matérias...
      continua..

      Excluir
  2. Agora coloca esses alunos que estão la só pra acabar com o E. M., pra dar aula... vira um desastre total... e mesmo sendo uma farra, alguns continuam a dar aula, e fazem uma graduação pra continuar nela, já que é um mercado de trabalho que sempre existirá oferta, e se achando O Professor, deteriorando os seus alunos!
    Professores de Graduação: para dar aula é necessário uma Graduação, um Mestrado e um Doutorado (não necessariamente, mas as vezes é preciso).
    O aluno de graduação, tem 3 opções, a primeira é a indústria, a segunda é trabalhar com pesquisas, e a terceira é ser um professor, o qual tem o dom de dar aula! Para todos eles, o curso é o mesmo, sem diferenciação. Mas vejamos o seguinte caso, um aluno que quer trabalhar com pesquisas, provavelmente fará um mestrado, e depois um doutorado! E o melhor lugar para se trabalhar fazendo pesquisas são nas universidades, e é um dos deveres dele, dar aulas nas mesmas, agora coloca um professor que quer fazer pesquisa e não tem um pingo de conhecimento, de como dar uma aula, explicando a matéria!
    O que eu quero dizer com tudo isso, defendo sim um aumento no piso salarial dos professores! Mas de forma diferente, não sendo para todos, e sim, por MÉRITO, se o professor sabe dar aula, consegue ensinar, fazendo com que os alunos estudem sem ser precionados, APRENDAM. Se o aluno é avaliado pelo professor, por que ele não é avaliado pelo aluno também? Tá, o senhor vai dizer que eles são avaliados, nos primeiros anos de aula..., MAS convenhamos, o sistema é 'apadrinhagem' em qualquer lugar, e isso não se pode negar!

    Acho que falei de mais, mas eu sou um materialista, primeiro vejo o que está acontecendo, e depois coloco na teoria!

    Me desculpe se falei de mais, mas esse é o meu ponto de vista, e pelos erros de português, o que devo ter pecado muito neles!

    Att. Bruno B. Biguelini
    Acadêmico de Economia/UFSC

    ResponderExcluir